Administração - Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2023

Janeiro Branco

O mês de janeiro é muito importante para a saúde, pois é o mês conhecido como Janeiro Branco. O movimento social conhecido como Janeiro Branco tem o objetivo de chamar a atenção para as necessiddes relacionadas à saúde mental das pessoas. Atualmente são elevados os índices de adoecimento mental e emocional, principalmente após a pandemia de Covid-19, e por isso torna-se cada vez mais urgente falarmos de saúde mental. Mas o que é saúde mental? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse conceito não significa a ausência de doença ou transtorno mental, mas é caracrterizado por: "um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir.As políticas públicas são importantes para a saúde mental, mas a melhora que buscamos depende também, de cada um de nós. Pensando na importância da conscientização sobre o Janeiro Branco, a Secretaria de Saúde de São Martinho tem promovido algumas ações de prevenção e promoção em saúde. Uma dessas ações foi a Roda de Conversa "A vida pede equilíbrio", com a psicóloga mestre Bruna Schimitz e os profisisonais da saúde do município.Outras ações estão sendo realizadas à população durante esse mês. Se você quer saber mais sobre o tema, no dia 27 de janeiro às 10 horas da manhã, a psicóloga Fernanda e a enfermeira Caroline da UBS estarão no programa de rádio Comunitária Serrana FM (106.3) de São Martinho da Serra falando sobre esse tema.