.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de Atendimento ao público:  08 às 14hs

Dados Gerais

Características geográficas


Elevação: 453 m
Área: 671,9 km²
População: 3 201 hab. Censo IBGE/2010
Municípios limítrofes: Santa Maria, São Pedro do Sul, Quevedos, Júlio de Castilhos, Itaara
Fundação: 20 de março de 1992
Altitude: 453 m
Distância até a capital: 310 km


Geografia


Localizado na região central do estado, tem como principal acesso através da saída norte de Santa Maria, são 17 km de estrada de chão até chegar aos dois principais acessos, o perau novo e o perau velho, famoso por fazer parte da história onde foram travadas as lutas das revoluções, possui 3 km.


Economia


É um município essencialmente agrícola, baseado na produção de soja, milho, feijão, arroz, trigo. Várias famílias garantem seu sustento através do artesanato, produção de leite e produtos coloniais. Possui muitas riquezas naturais, como cascatas e rios (Ibicui, Toropi, Iguaçupi). Atualmente o município também incentiva a exploração de pedras preciosas e semi-preciosas e plantação de mamona, para produção de biodiesel.


Cultura


É uma das sedes do Centro de Pesquisas Espaciais (INPE), juntamente com São José dos Campos (SP). É um observatório espacial que está dentro de uma área de 11 hectares. Os estudos tem como base a baixa, alta e média atmosfera, com coleta de dados meteorológicos, magnetosfera, ionosfera, camada de ozônio e clima espacial.


.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de São Martinho da Serra - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.