Saúde confirma caso de dengue no município

01 Julho 2020

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou um caso de dengue autóctone (adquirido no município) em São Martinho da Serra. O exame foi confirmado em laboratório e comunicado à 4ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS).

O estado de saúde do paciente é estável e o mesmo não precisou ser hospitalizado. O caso será acompanhado pelo setor de saúde e as medidas de contenção serão intensificadas pela agente de endemias.

A orientação geral é para que as pessoas não deixem espaços com água parada, pois, o mosquito transmissor (Aedes aegypti) da dengue, zika e chikungunya, se reproduz com facilidade nesses ambientes.

O que é possível fazer em casa?

– Manter a caixa d’água sempre fechada;
– Encher de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
– Não deixar a água da chuva acumular em recipientes;
– Manter tampados tonéis e barris de água;
– Guardar garrafas de cabeça para baixo;
– Recolher seus resíduos;
– Usar repelente;
– Utilizar inseticida em locais escuros;
– Atenção às piscinas, especialmente as de plástico

Com a colaboração de todos, é possível combater os criadouros do mosquito e manter as famílias protegidas.