As Agentes de Saúde de São Martinho da Serra

30 Julho 2019

O que faz um agente comunitário de saúde?

O agente comunitário de saúde ajuda na promoção e prevenção da saúde local. As equipes atuam dentro da sua comunidade através de um trabalho de mapeamento, visitação, avaliação e encaminhamento das pessoas ao serviço de saúde.

As agentes do município estão vinculadas ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF), do Ministério da Saúde. São nove mulheres atuando como agentes comunitárias de saúde.   

As agentes comunitárias de saúde da cidade atendem a comunidade que residem no meio rural e urbano. A Marize Pinheiro da Silva, 35 anos, trabalha como agente de saúde há nove anos. Segundo a agente, as pessoas que mais esperam e necessitam a sua visita vivem no meio rural. “Para essas pessoas, o deslocamento até a cidade e a procura pelo atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) é mais difícil", completa Marize.

Como é a rotina das agentes de saúde?

No primeiro encontro com a família, as agentes levam uma ficha com diversas perguntas referentes ao domicílio e a cada integrante da residência.

O cadastro familiar identifica se há crianças fora da escola, gestantes, idosos que fazem uso de medicação, pessoas com doenças crônicas ou graves, entre outras situações.

Após esse primeiro encontro, a agente passa a acompanhar a família e sua rotina. As visitas são mensais, mas podem aumentar, conforme a necessidade. Em alguns casos, as pessoas podem receber a visita do médico, enfermeiro ou outro profissional da saúde (dependendo dos serviços disponíveis). As agentes também informam a comunidade sobre vacinas, doenças e arboviroses (dengue, zika vírus e febre amarela). 

De acordo com a equipe da UBS de São Martinho da Serra, o trabalho das agentes é o grande elo entre a comunidade e a saúde local.

E para saber mais sobre do trabalho dessas mulheres na nossa comunidade, acompanhe o site. Essa reportagem foi dividida em três partes (início, meio e fim). Aguarde, logo postamos novas informações.

Veja abaixo como entrar em contato conosco